domingo, 1 de maio de 2016

Prendas e afetos


Afetos são os beijos e os abraços, as palavras doces e as confidencias na casa de banho.
São as palavras difíceis, a voz alterada quando se ralha e quando os meninos ficam invisíveis para os amigos.
Quando se chora ganha-se a força de aprender a caminhar com mais segurança. Sem medo de ficar sozinho. Vai-se lavar a cara e aprende-se a ficar bem sem vergonha de afirmar o que se sente, o que se sofre.
Já confiamos em nós, nos amigos e nos outros. Já não precisamos de ajuda porque sabemos que aquilo que vale é o nosso esforço, a nossa persistência. Valemos muito porque sabemos que os outros são justos. Decidimos, escolhemos, lideramos com sentido de responsabilidade. Procuramos ficar bem nos olhos de quem nos vê, sabemos usar bem as palavras, acomodamo-nos na quietude dos momentos, das rotinas que acontecem no vagar de todos os dias.
Estamos a crescer bem, com cuidado , com as experiencias indispensáveis ao nosso equilíbrio emocional. Somamos alegria nos bibes coloridos e nos corações pequeninos mas cada vez mais fortalecidos.
Meninos de todas as cores e feitios. Cheios de energia e a crescer nas bainhas do tempo.
E por causa dos afetos esta semana estivemos empenhadíssimos na elaboração das prendas para o dia da mãe. Ficam as experiencias e as palavras dos meninos que enchem o coração quando falam delas:

" A minha mãe é linda. Gosta de mim e gosta de mana. Gosto de cozinhar com ela e de fazer os bolos. Gosto de ir com ela ao super.
É magra e gosta de cantar. Chama-se Tânia e trabalha no médico." José Pedro

" A mãe é linda e dá-me beijinhos". Matilde

" A mãe chama-se Andreia Carolina. Ela canta comigo e com o meu pai. Fui ao Mac Donnalds, fui ver o filme da Elsa com ela e com o meu pai. É magra, é alta. O cabelo é castanho e os olhos pintados de cor de rosa. Pinta os lábios e é muito querida e vaidosa. Vou dar flores á mamã e abracinhos". Bruna

" A minha mãe é alta, magra. Chama-se Carla Sofia. Gosta de passar a ferro. É muito querida e deixa-me ver os bonecos. Ela tem bom coração. É muito gentil com as pessoas que conhece. Ajudo-a a apanhar a roupa do estendal, tiro as molas. Ás vezes deixa-me jogar um bocadinho o tablet. Ela é maravilhosa." Duarte

" A minha mãe adora-me. Chama-se Susana. Gosto de fazer as coisas que ela e diz. Diz para fazer a cama com ela, lavo a loiça. Faço bolinhos com a minha mamã.
Tem uns olhos tão lindos a minha mamã... A minha mãe gosta de passarinhos. O coração dela é bonito e eu adoro-a. " Patrícia

" A mãe chama-se Lina. Gosta de tirar cafés, levou-me ao médico e também vou ás compras com ela. Ela faz o almoço, passa a ferro, leva-me á escola e deita-me na minha cama.
É alta, é magra, é feliz. Dá-me beijos e também me deixa jogar o jogo dos monstros que nascem do ovo". Mauro

" A minha mãe chama-se Salete. Ela é querida, eu ajudo-a a fazer o que ela gosta de fazer. Ela detesta passar a ferro. Ela é linda, tem uma boca feliz e tem os olhos pretos. Eu gosto dela. Ela gosta de dormir e de me dar beijinhos na bochecha ela é adorável e bem disposta. Da-me muitos abraços.. É do meu coração. "Carolina

"A minha mãe é linda. Tem cabelo liso, olhos castanhos. Pintou o cabelo de preto. Gosta de passear, de passar a ferro, de se deitar no sofá a ver televisão, de ir comigo às compras. Ela é feliz porque gosta do Paulo. Ela gostava de ver a minha bisavó comigo e com o Paulo." Francisca

" A minha mãe chama-se Tânia. Tem olhos castanhos, sobrancelhas direitas e a boca feliz. Ela gosta muito de mim e dá-me muitos abraços e beijos. Ela é minha amiga. Gosta de me ajudar, de limpar a casa e a loiça. Agora não pode baixar-se por causa da barriga. Quando a avó não pode ajudar eu ajudo. Gosta de mim com o coração." Simão





























Espero que tenham tido um dia tão feliz quanto merecem e que possam perceber o tamanho do amor que os meninos trazem no coração.
Beijinhos



Sem comentários:

Enviar um comentário