terça-feira, 5 de abril de 2016

Ser solidário todos os dias



Nas escolas portuguesas está a decorrer uma iniciativa para sensibilizar as pessoas para serem solidários com os refugiados. São milhões de pessoas deslocados das suas casas, das suas vidas. A televisão mostra crianças a morrer na praia. E, nós, já insensíveis com toda esta miséria que assola a Europa, teremos de pensar sobre a melhor forma de sermos solidários, tolerantes. Devemos ajudar os nossos filhos a ver o sofrimento dos outros: podíamos começar pelas pessoas que nos são próximas: em casa, na escola, no trabalho.

Os cientistas pedem que os pais revejam o modo como educam os filhos, já que a solidariedade é fundamental para que as crianças sejam cidadãs: não praticarão bullying ou racismo. Devem cultivar relacionamentos saudáveis, respeitar diferenças, ter vontade de fazer o bem para serem mais felizes.

O primeiro passo é entender que não basta fazer um discurso que ressalte a importância de ser generoso. “Até a idade pré-escolar, a principal forma de aprendizagem da criança é a observação. Ela precisa de vivênciar experiências para interiorizar o hábito de ser solidária.

Não adianta sugerir que o seu filho empreste o brinquedo ao amigo se você também se mostrar egoísta no quotidiano. Ser bondoso na nossa própria casa é algo mais trabalhoso do que doar dinheiro a uma instituição, à distância. O desafio é mostrar –se tolerante e paciente na convivência com os familiares e amigos.

Os pais precisam de entender que a felicidade é algo que se constrói com os outros e para os outros.
Seremos mais felizes se conseguirmos fazer os outros felizes connosco. 
Somos uma escola pijama, mas, somos solidários “sobretudo” com aqueles que nos estão próximos e de quem gostamos. Temos dias dos abraços.
Promovo todos os dias a tolerância e o respeito pelas diferenças. Esta aprendizagem será porventura a mais importante da vida de todos. 

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário