sábado, 16 de abril de 2016

OS PAIS DEVEM SER AMIGOS DOS FILHOS?


"Sendo certo que a generalidade dos estudos sugere que as crianças se desenvolvem de forma emocionalmente mais segura quando os pais mostram de forma muito clara o seu afeto e quando são capazes de reforçar positivamente os sucessos dos filhos, as investigações também dão conta da importância da colocação de limites aos comportamentos das crianças. Mais:


Um estilo parental permissivo tende a gerar criançasvulgarmente apelidadas de mimadase com fraca resistência à frustração.

Para isso, é preciso firmeza e capacidade para reagir sempre que os filhos façam algo que não seja aceitável. Mais: estes limites devem fazer parte de regras bem definidas, em que as consequências para cada escolha futura estejam claras. Claro que as regras também devem traduzir o exemplo prático do comportamento dos pais – a ideia do “Faz o que eu digo, não faças o que eu faço” é absolutamente antipedagógica.
Os pais devem ser capazes de mostrar o amor que sentem pelos filhos de forma clara, inequívoca. E isso também passa por serem capazes de se divertir com as crianças/ os adolescentes, desde que nunca deixe de ficar claro quem é o progenitor e quem é o filho, isto é, quem é que tem o dever de fomentar a segurança de quem, quem é que educa quem." 

Texto retirado do blog "A PsicólogaCláudia Morais 

E como ficou prometido aqui deixo um desenho animado do Mikey Mouse para se divertirem um pouco. Beijinhos. Um fim de semana feliz 


Sem comentários:

Enviar um comentário