quinta-feira, 17 de março de 2016

livros e chocolates


Hoje, em Tourais, fizemos uma aula de educação Física com um grupo de pessoas idosas que fazem parte de um projecto da Câmara Municipal de Seia “Saúde em Movimento. A iniciativa é direccionada a pessoas com idade igual ou superior a 55 anos e visa proporcionar uma atividade física continua e orientada. Foi uma aula divertida e de convívio saudável entre gerações tão diferentes.
Os professores foram dinâmicos q.b., a aula foi planeada com esmero e, as crianças mais uma vez mostraram as boas maneiras e os valores que aprendem em contexto de ensino no Jardim de Infância. A aula foi colaborativa e apelava ao espírito de equipa que as crianças evidenciaram possuir. Ficaram os balões e uma sensação de bem-estar que se estendia por todo o pavilhão. O professor Diogo prometeu repetir esta experiência. E nós ficamos à espera…













Depois do lanche houve historias, música e ovinhos de chocolate a que a biblioteca já nos habituou. A professora Liliana veio visitar-nos com a simpatia de sempre.
Antes do regresso houve caça ao tesouro no exterior com troca e partilha de doces entre os jardins de Tourais, Vila Verde e Carvalhal da Loiça.













Depois do almoço, a mãe do Simão, bonita e redondinha trouxe a história “Maria João” a preparar terreno para o carinho de irmãos que se anuncia. Era uma história pequenina que fala de coisas que os meninos não sabem: abandono. É velha esta história mas serve para os meninos pensarem e organizarem o seu imaginário.





A Francisca, a propósito, disse que se os pais não tivessem dinheiro para comparar comida iam busca-la ao quintal onde pomos as hortaliças a crescer para a sopa. E, a conversa, como as cerejas logo se encaminhou para a sopa que vamos fazer amanha. Inventariamos os ingredientes de que precisamos, adivinhámos as tarefas que nos caberiam e planeamos com entusiasmo uma festa que adivinhamos que seja rica, cheia de sobremesas e iguarias.
Cansados da conversa mas alegres com a companhia fomos passear pela aldeia e descobrimos a casa da Matilde onde entra o sol a rodos, cada bonita e bem cuidada.
A encher a rua regressamos ao Jardim onde a Mãe da Matilde nos esperava. Desta feita, a história era outra e as imagens enchiam os olhos dos meninos.








Acabámos o dia com coelhinhos de chocolate e vontade de voltar amanhã.
Beijinhos


Sem comentários:

Enviar um comentário