quarta-feira, 16 de março de 2016

"Desfolhadas"


Como já perceberam gosto de escrever e, faço-o com prazer mais do que nunca porque sinto a necessidade de registar as vivências dos meninos que vivem na escola a maior parte dos seus dias.
Hoje, a Mãe da carolina foi à nossa escola contar uma história e partilhar connosco as rotinas das manhas: ouvir os bons dias e ver-nos registar as presenças, o tempo no calendário.
A Salomé também lá esteve connosco. Família bonita esta cheia de mulheres afoitas, decididas e prontas a colaborar umas com as outras.






A história uniu ainda mais esta roda de meninos bem-dispostos e bem-educados. Todos diferentes entre si mas, todos muito meigos, sociáveis e cada vez mais autónomos.
Depois do almoço, o nosso rumo foi o café do Mauro para uma “desfolhada” de histórias. Todos quiseram e escolheram uma história, aquela onde se sentiam mais a vontade.
A Patrícia foi corajosa e disse que não queira ler por ser tão tímida e ainda não se sentir à vontade com as palavras. A Matilde não leu porque ainda não sabe usar as palavras.


















Todos sem exceção merecem um aplauso gigante pela concentração, sentido de responsabilidade, auto controle, autonomia e pela gestão do tempo, da voz e da sequencialidade da narrativa.
As senhoras presentes também leram para os meninos. Um idoso contou uma história da sua infância que aconteceu quando os meninos não tinham tempo para brincar. A Dona Rosa, avô do Mauro leu a história “ Orelhas de borboleta” com uma voz cheia e olhos de sonho.






A dona Lina emocionou se e chorou a valer. Por ver a sua família a partilhar emoções e a crescer juntos apesar das diferenças geracionais. Obrigada ao Rafael, irmão do Mauro que entrou no jogo e leu com emoção.
A mesa era de tule mas os homens, indiferentes, jogavam às cartas. As mulheres trocavam cumplicidades.
Os meninos foram reis nesta festa, nesta aldeia. Onde me sinto cada vez mais em casa.
Orgulhosas, regressamos ao jardim onde os meninos brincaram alegres e orgulhosos com mais uma mão cheia de momentos felizes no cantinho mais próximo do coração.
Depois estivemos ocupadíssimas a preparar mais umas surpresas para partilhar amanha em Tourais.
Obrigada a todos. Uma noite feliz.


Sem comentários:

Enviar um comentário