quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Estradas de palavras

As histórias são estradas de palavras. Têm acontecimentos que podem mudar a visão que temos da vida.Passam por elas emoções que recebemos às mãos cheias. 
"Ovelhinha dás-me lã?" deu-nos o mote para trabalhar o vestuário, os animais e os seus habitats. Foi pretexto para grafismos e alguma matemática; recorte e pesquisa. Pela mão da musica aprendemos canções novas.





Agora, sabemos que o pêlo e as penas revestem o corpo dos animais para os aquecerem como a roupa que usamos depois da pele. 
Ouvimos dizer que os animais domésticos vivem perto de nós e dão-nos a carne, o leite, a lã ou, simplesmente, a companhia que precisamos para sermos mais felizes.  
A preparar a Páscoa com coelhinhos e galinhas carregadas de ovos de chocolate. Já posso imaginar a azafama na hora de escolher os moldes, as cartolinas, as fitas e os cartões... E, a pensar já noutras histórias cheias de valor, saber e ternura. 
A cruzar áreas tão cruciais no desenvolvimento como a expressão e a comunicação, a matemática e o conhecimento do mundo. As linguagem no ensino pré escolar são multiplas e abrangentes. Como um rio a correr, aproveito cada minuto esticando ao seu limite, as suas possibilidades. As palavras e as histórias são as pérolas da minha vida , a companhia perfeita de todos os dias. 
Todas as historias são boas. Usem o seu valor inestimável com prazer. As crianças antes de saberem, sentem. O prazer de cada viagem, de novas descobertas.
 Elas dão-lhes segurança e tranquilidade para lidar com o peso da vida. 
Aqui ficam algumas fotos, testemunhas das nossas experiências e um desenho animado para se divertirem em família. Beijinhos


















Sem comentários:

Enviar um comentário