quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Construindo.....Elos de leitura


Cumprir o “programa” é abrir as portas da sala ao mundo, é desenhar e perspectivar globalmente a escola, construindo uma nova cultura pedagógica na procura de novos contornos.

Elos de leitura é um projeto a decorrer entre os jardins de infância e as escolas do primeiro ciclo deste agrupamento. Inscreve-se numa dialética de articulação e continuidade entre estes dois ciclos.
No primeiro período partilhei com a turma do terceiro ano da escola de Tourais uma canção de Halloween que os alunos da escola aprenderam, musicaram e ilustraram.
Ontem, convidei o Professor Rui Modesto com quem partilho a vida e o gosto pelo ensino para vir ao nosso Jardim contar uma historia que recriei a partir de uma outra "Queres brincar comigo?".
A historia tem várias personagens que ao longo da narrativa vamos conhecendo gradualmente com intenção de que as crianças se apropriem e adquiram novos conhecimentos sobre os hábitos dos animais e a vida na savana.
Esta ponte que se quer cada vez mais estreita entre os alunos e os docentes levou-nos numa viagem de descoberta e de aprendizagem. Os meninos gostaram, saborearam e, depois, recontaram. O contexto foi adequado porque estamos a trabalhar a vida dos animais.
Ao meu marido agradeço o tempo que nos dispensou e o carinho com que aceitou mais este desafio.
Aos meninos registo a atenção e a participação mais uma vez naquilo que lhes proponho. Tudo feito para eles com o desejo mais sincero de que possam vir a estar preparados para os desafios do conhecimento.
















Sem comentários:

Enviar um comentário