segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Ciências experimentais na escola


"As actividades de ciência experimental oferecem às crianças a possibilidade de conhecerem o mundo de uma forma mais rigorosa e aprofundada, mediante a utilização de diversos procedimentos e capacidades (observar, registar, medir, comparar, contar, descrever, interpretar) que não são exclusivos da ciência, existindo por isso, uma forte conexão das ciências com outros domínios, nomeadamente das expressões, da matemática e da linguagem."

 Autor: Isabel Fialho Departamento de Pedagogia e Educação Universidade de Évora


Na Quinta-feira passada, na biblioteca de Tourais havia silêncio e mistério que convidava a novidade. 
Desta feita, houve experiências com lupas elétricas  que aumentam e ampliam cem vezes. 
Com olhos pequeninos a espreitar a vida das sementes, parecia-me estar a ver cientistas a investigar, a procurar soluções para a vida, a formular ideias para defender junto da comunidade cientifica.













A professora Rosa Machado, bióloga, foi dinâmica q.b., persuasiva nas tarefas que propôs, ambiciosa para este publico de palmo e meio que aprendia a ver coisas que os olhos não podem. Depois, os miúdos fizeram o registo das suas observações com muito talento e cor. 
Fizeram o registo das suas observações como gente grande. Com enorme sentido de responsabilidade, com jeito e empenho. Mais uma vez a mostrar o seu valor...








Parabéns pela iniciativa. 
Eu compreendi que o gosto pela ciência se aprende com a paixão dos professores. E que começa aqui, no pré escolar para que não haja duvidas que o saber não tem idade. 
Não me custa imaginar que alguns destes meninos daqui a pouco estejam num laboratório a sério e que, desta memoria, levam o valor  destes momentos. 
Eu gostei muito de lá estar e gostaria de estar mais vezes em aventuras como esta...

    

Sem comentários:

Enviar um comentário