sábado, 23 de janeiro de 2016

Novos saberes e novas experiências




“Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto com o meio que as rodeia. Cabe à escola valorizar, reforçar, ampliar e iniciar a sistematização dessas experiências e saberes, de modo a permitir, aos alunos, a realização de aprendizagens posteriores mais complexas”.
Cabe ao educador fazer com que os alunos, desde cedo tenham a possibilidade de realizar atividades investigativas que lhe permitam apropriar-se dos processos científicos para construírem conceitos e ligações entre eles de forma a compreenderem os fenómenos e os acontecimentos observados e, deste modo, contribuírem para um melhor conhecimento, compreensão e domínio do mundo que os rodeia.
Na Sexta-feira depois de termos feito alguma pesquisa sobre a vida dos pinguins tivemos a oportunidade de saber o nome do nosso planeta, os nomes dos continentes, a localização de Portugal no mundo, e muitas outras coisas de que vamos ouvir falar muitas vezes no nosso percurso escolar. 










                                     

As crianças estiveram atentas, curiosas e muito interessadas.
Espero ter deixado uma porta aberta para o conhecimento, para novas experiências e novas descobertas. Quero semear devagarinho para colherem mais tarde os frutos do seu empenho…
O nosso painel de Inverno aqui fica como memória de bons momentos que temos passado e do muito trabalho que temos feito.


















                                                    Beijinhos e bom fim-de-semana






Sem comentários:

Enviar um comentário